Dia da mulher

Ontem foi Dia Internacional da Mulher. Coincidência ou não, em meio às comemorações realizadas em todo mundo, a igreja católica parece querer legitimar uma subcondição da mulher. Mulheres não podem ser sacerdotes e o Vaticano já declarou que vai excomungar quem ordenar mulheres.
Mas as coisas só começam por aí. Semana passada, o escândalo da vez foi a excomunhão dos familiares e médicos envolvidos no aborto legal (recomendado pela justiça brasileira) de uma menina de 9 anos que foi estuprada pelo padrasto. Não bastasse isso, ainda o arcebispo ainda afirmou que o "crime de aborto é mais grave do que o de estupro", numa releitura do famoso "estupra mas não mata".
Motivação para a igreja não excomungar pedófilos não falta, pois o número de casos de sacerdotes que adotam essa prática só tem crescido nos últimos anos.
Talvez o texto publicado pelo jornal do Vaticano em "homenagem" ao Dia da Mulher, se podemos dizer assim, resuma bem o que significamos para esta instituição que ainda é um dos grandes poderes mundiais. De acordo com o jornal, "a máquina de lavar talvez tenha feito mais pela liberação da mulher no século 20 do que a pílula anticoncepcional ou o acesso ao mercado de trabalho". Impressionante.

...

Não faltaram textos em blogs sobre este tema. O que me chamou mais a atenção foi a compilação que o blog FreakShow Business fez de propagandas antigas e pequenos textos de publicações direcionadas às mulheres. Sim, avançamos, apesar do muito que falta ainda:

"A desordem em um banheiro desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa" (Jornal das Moças, 1945)

"A mulher deve estar ciente que dificilmente um homem pode perdoar uma mulher por não ter resistido às experiências pré-nupciais, mostrando que era perfeita e única, exatamente como ele a idealizara". (Revista Claudia, 1962)

“É bom ter uma garota pela casa. Embora ela fosse uma tigresa, nosso herói não precisou lhe dar um tiro para deixá-la no chão. Depois de uma única olhada nas calças Mr. Leggs dele, ela estava pronta para deixá-lo andar por cima dela. Esse estilo nobre é certeiro em abrandar o coração selvagem! Se você gostaria de ter seu próprio tapete de mulher, adquira um par dessas calças masculinas.” (texto do cartaz)

Mais aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas