O feminismo inevitável

Eu e a Thelma decidimos montar um blog feminista.  Começamos a conversa sobre o assunto com frequência, sobre a importância de falar, porque a violência contra a mulher tem crescido e é muito próxima a todas nós (toda mulher sofreu algum tipo de violência simplesmente por ser mulher) e tudo parece querer que tratemos isso como algo normal e não é, nem deve ser.
Sem querer segui o conselho de um amigo que me disse que fazer um blog sobre esse assunto seria muito a minha cara. Pois bem, está sendo a nossa cara isso.

Para quem quiser dar um pulo lá, o endereço é http://feminismoinevitavel.tumblr.com/.

Aqui, a apresentação da página:

"Certas dores são cotidianas. Quem as tem sabe como é. Lidar com elas é difícil e cansativo, dá vontade de fingir que não estão lá, porque falar disso o tempo todo deixa a tensão maior. Para que incomodar todo mundo com isso que todo mundo sabe que existe? O medo é de ser panfletário, de incomodar os amigos com um assunto tão sisudo. Mas é parar para observar e ver as pessoas no seu cotidiano, nas redes sociais, nas festas, reclamando sem parar do que as incomoda, o tempo todo, e elas não acham que estão sendo panfletárias ou sendo chatas.
Por que falar de machismo, misoginia, violência contra a mulher causa tanto incômodo? É porque faz poucas décadas que as mulheres decidiram sair do seu papel estabelecido há milênios de serem mães, provedoras e sacrificar suas vidas pelos membros da sociedade (formada por homens, se entender bem)? 
Cansamos de tentar não ser chatas, é inevitável ser feminista quando uma mulher morre no Brasil a cada uma hora e meia por violência de gênero. Ser mulher é correr risco de vida, é ser incomodada constantemente (lembra da pesquisa do fiu-fiu?) e lutamos contra isso cotidianamente, em silêncio ou gritando. Decidimos falar."

Comentários

Postagens mais visitadas