Eu detesto filme de guerra

Essa era uma frase que eu falava assim, com convicção, mas sem pensar direito no que isso significa. Ao parar para pensar nisso a sério me dei conta de que tem muito filme de guerra que eu gosto muito e um deles é o que mais me fez chorar numa sala de cinema ever.

Vamos a alguns dos favoritos:

Dr. Fantástico ou como parei de me preocupar e passei a amar a bomba
(1964 - Stanley Kubrick)

Esse filme do Kubrick está no topo da lista por muitos motivos, mas o principal é a atuação do Peter Sellers.



.

Terra e liberdade
(1995 - Ken Loach)

Um filme sobre a Guerra Civil Espanhola, a organização das comunidades anarquistas, a luta contra Franco e a ação de Stalin para destruir o movimento. Chorei um rio na sessão de cinema.



.

Tempo de Guerra
(1963 - Jean-Luc Godard)

"Tempo de Guerra, com roteiro elaborado conjuntamente por Godard, Jean Gruault e Roberto Rossellini, adaptado de uma peça teatral de Benjamino Joppolo, é narrado como uma fábula antimilitarista, desmistificando o glamour e heroísmo tão comuns em filmes de guerra hollywoodianos" (daqui)
Dois irmãos vão para a guerra com a promessa de ficarem ricos, porque poderão pilhar tudo o que virem no caminho, além de poder estuprar todas as mulheres que quiserem.



.

Furyo, em nome da honra
(1983 - Nagisa Oshima)

Lindo filme com David Bowie. Conta a história de um pelotão inglês prisioneiro dos japoneses na Segunda Guerra Mundial e da amizade entre um soldado inglês e um japonês.



.

Warriors
(1979 - Walter Hill)

As gangues de Nova Iorque resolvem se unir sob a liderança de Cyrus, dos Gramercy Riffs, mas ele é assassinado na noite em que planejam suas ações para dominar a cidade. Os Warriors são acusados do crime, mas são inocentes e saem em fuga pela cidade.
Ao que parece a inspiração veio da lendária batalha de Cunaxa, ocorrida em 401 A.C, quando um pelotão de soldados gregos comandados por Xenofonte precisou atravessar o Império Persa lutando com vários inimigos até chegar ao mar.




.

Homeland
(2011- no ar)

Não é um filme, mas incluo na lista porque virou minha mania do momento. O sargento Nicholas Brody é libertado depois de oito anos como prisioneiro da Al-Qaeda e chega aos Estados Unidos como herói nacional, mas a agente da CIA Carrie Mathison acredita que ele é um terrorista a mando do líder Abu Nazir. Uma trilha sonora incrível. A segunda temporada acabou de começar.




Comentários

Postagens mais visitadas