Brasília em 2010

Uma breve reflexão sobre os dados do IBGE sobre a população atual do país:

Brasília é a quarta cidade em população do país, pulando direto da sexta colocação na última pesquisa.

O plano piloto concentra praticamente toda a atividade econômica da capital federal e é espantoso o registro de que apenas 1/5 da população viva nesta região da cidade. São 2 milhões de pessoas trabalhando pelo bem estar de 500 mil. Claro que nesta conta não entram os milhares do entorno, porque lá já é Goiás.

Nas satélites não tem qualquer atividade cultural regular, a maioria delas não tem cinema, teatro, ou nada do gênero, e, quando tem, são estruturas abandonadas. Nem o Festival de Cinema produzido integralmente pelo Governo do DF chega por lá. Fora isso, não há sistema de transporte decente, a educação pública está entre as piores do país e a saúde...

Este grande aumento populacional se deve à política de distribuição de lotes do "ficha suja" Joaquim Roriz, que trouxe centenas de pessoas para viver em áreas isoladas do DF e sem nenhuma assistência do estado.

É a mesma triste história das metrópoles brasileiras que incentivam a migração das populações rurais e de regiões mais pobres para depois abandoná-las às margens do desenvolvimento.

Para ler:

Comentários

Postagens mais visitadas