Brasília 18%

Mais uma vez o tema é cinema. Finalmente saiu em DVD Brasília 18%. Filme pouco visto, pouco falado, que marca o retorno de Nelson Pereira dos Santos à ficção depois de 11 anos.
O título é uma espécie de diálogo que o diretor faz com seu filme mais famoso Rio 40º, os 18% em destaque fazem referência à umidade do ar na capital federal, que tem clima de deserto. Aliás, nos pequenos detalhes, o filme é um retrato cuidadosamente apurado da vida em Brasília.
Carlos Alberto Riccelli é Olavo Bilac (todos os personagens têm nomes de escritores famosos já mortos), famosos legista brasileiro que vive em Los Angeles e é chamado para resolver, em um laudo, um suposto crime que se tornou o grande escândalo de uma CPI do Orçamento em andamento no Congresso. Políticos poderosos podem estar envolvidos no crime, mas o principal acusado é o namorado de Eugênia Câmara (Karine Carvalho), Augusto dos Anjos (Michel Melamed), cineasta paulista que recebeu dinheiro de caixa dois para fazer um filme, mas cheirou e bebeu todo o dinheiro. Eugênia Câmara é funcionária concursada do Ministério da Fazenda, mas totalmente envolvida com os políticos da cidade.
As intrincadas relações na capital, políticos de esquerda e de direita que freqüentam as cordialmente os mesmo ambiente VIPs. Jornalistas políticos que se relacionam intimamente com parlamentares. E dinheiro, muito dinheiro para guiar esse motor. Isso é um pouco da realidade da cidade que podemos ver no filme. Além da própria cidade: W3, Sobradinho, Esplanada dos Ministérios, Asa Sul, Riacho Fundo II, Lago Sul...
Comentários