Espantando demônios

Hoje vi pela terceira vez, acho, o episódio dos Simpsons A Menina que Dormia Pouco. Nesse episódio o cemitério de Springfield é transferido para o terreno ao lado da casa dos Simpsons e a Lisa é a única que tem a vista do novo vizinho de seu quarto. Seus demônios interiores vêm logo à tona e ela, claro, morre de medo.
Demônios são aqueles seres que moram no lado escuro das coisas, aquilo que a gente tem que enfrentar, querendo ou não. Usamos muitos recurso para encarar essas situações, a fé é, quase sempre, a primeira a opção. Hoje me lembrei de uma imagem de São Miguel Arcanjo, que fotografei no celular num dia em que caminhava pela Asa Norte:

igreja na asa norte

Creio que um padroeiro como esse deve mesmo aplacar o medo dos demônios. No desenho, Lisa vai até o cemitério e acaba tropeçando, batendo a cabeça e ficando inconsciente, daí tem uma conversa com os seres imaginários que a apavoravam, o que acaba resolvendo seu problema. O que achei interessante é que nessa cena um dos demônios que me assombram acabou aparecendo na lápide em que ela bate a cabeça: amada tia, mãe, mais ou menos. Bem, mas isso é outra história.

Comentários

Postagens mais visitadas