Pensa, pensa, cidadão

Ainda no Overmundo (parece que a semana foi dedicada a colaborações e leituras no site) encontrei dois textos muito bons sobre produção audiovisual e patrocínio estatal.
Antes de falar sobre eles, vou citar que o Overmundo é um site de colaboração livre sobre cultura brasileira, uma iniciativa das mais importantes, quando a grande mídia valoriza apenas uns três ou quatro realizadores brasileiros. Um projeto como o Overmundo não poderia estar no ar sem um incentivo cultural, faz parte da Lei de Incentivo à Cultura do Minc e é patrocinado pela Petrobrás. O que mais me chama a atenção no projeto é o fato de qualquer cidadão brasileiro poder participar, sem interferência ou censura, diferentemente de outros projetos financiados pelo governo. Das poucas vezes que vi meu dinheiro ser bem utilizado.
Parênteses fechados, os textos que li são sobre a Mostra de Filme Livre, www.overmundo.com.br/overblog/e-filme-e-livre, que tenta buscar um alternativa para a realização de filmes e vídeos no Brasil, já que o "Rei está nu" e fingimos que o processo de incentivo é democrático, e um outro sobre uma produção coletiva em Santa Catarina, com o título Matou o Cinema e Foi ao Governador, www.overmundo.com.br/overblog/matou-o-cinema-e-foi-ao-governador, em que o trocadilho vigente no cenário cultural brasileiro seria o de que “o artista tem que estar onde a verba do governo está”.

Boas leituras

Comentários

Anônimo disse…
Bem bacana o seu texto sobre o Overmundo. A única observação que tenho a fazer é que não foi exatamente "dinheiro estatal". O Overmundo foi impulsionado, no primeiro momento, com grana da Petrobrás doada através da Lei Rouanet (o que deum um barulho danado de ciumeira na blogosfera e fora dela). Mas hoje o site anda mais ou menos com as próprias pernas, e em breve se sustentará de forma totalmente autônoma...

Mas eu queria aproveitar a deixa para falar de outra coisa bacana que o Overmundo está apresentando agora: o Overfeeds.

O Overfeeds é um sistema de agregação de feeds de blogs da blogosfera brasileira, que pretende não apenas agregar, mas dar visibilidade ao que está sendo dito pelos blogueiros nacionais. O sistema já entrou no ar há pouco menos de um mês, e está ainda esquentando os tamborins, mas já anda bem bacana.

Vale a pena dar uma olhada lá, e sacar qual é a proposta do pessoal. O mais bacana é que o pessoal do Overmundo está mais do que aberto a discutir qual é a melhor forma de funcionamento do Overfeeds, o que dá bastante espaço para o aperfeiçoamento do sistema.

Abraços do Verde.
Anônimo disse…
Legal o comentário, Daniel, muito bom saber que o Overmundo está quase andando com as próprias pernas e não pretende usar para sempre dinheiro público da Lei Rouanet, que é verba dada por empresas, mas descontada do imposto de renda.
Sou uma grande admiradora da iniciativa e pretendo colaborar sempre que der.

Postagens mais visitadas