Roteiro Gastronômico I

Uma amiga foi a João Pessoa esta semana e me pediu algumas dicas de passeio pela cidade. Como não há coisa que defina mais rapidamente como vive um povo do que a comida que ele faz (pelo menos na minha opinião), fiz um roteiro com os lugares em que eu gostava de comer na cidade. Gostei da experiência e decidi começar a colocar aqui também os lugares em que gosto de comer nas cidades que eu conheço. Talvez seja útil a alguém.
A primeira parada, João Pessoa:

O mais famoso restaurante de comida paraibana da capital do estado é o Mangai. Ele fica em Manaíra e é uma ótima opção para café da manhã ou almoço. Tem um buffet com uma grande variedade de comidas regionais. Recomendo a gororoba, que é feita com macaxeira e queijo coalho, uma delícia, e o rubacão.
Passeando pela praia, tome muita água de coco, que o sol é forte mesmo. Ainda em Manaíra, prove as Empadinhas Barnabé, a de chocolate é uma delícia.
Já em Cabo Branco, a Palhoça Morena, quase no fim da praia, para quem vai em direção à Ponta do Seixas (o extremo oriental das Américas), oferece alguns pratos bons e pão na chapa com café, de manhã. Eu gosto muito do ensopado de bode com macaxeira.
Na Av. Rui Carneiro, o Tábua de Carne tem um imperdível surubim na brasa, que fica ótimo acompanhado de pirão de queijo, macaxeira e paçoca.
Não deixe de ir ao centro da cidade, que é pouco visitado e guarda prédios lindíssimos, centenários, em estilo barroco e clássico. Estando lá, procure o Paraíba Palace, onde fica o Café São Braz, com o melhor expresso da cidade, que fica ainda melhor se acompanhado de uma deliciosa fatia de bolo de ameixa. Se achar muito quente para isso, prove o sorvete de café, dos melhores que já tomei. Eles também fazem uns frapês gelados deliciosos.
À noite, uma passadinha na feirinha, na frente do Hotel Tambaú, e tomar um maritini seco no Café Empório, servido num copo de água. Em frente, uma casa serve pastéis gostosos, mas eu recomendo mesmo é comer uma tapioca que é vendida perto da praia, peça para colocar banana, queijo coalho e leite condensado.
Uma atração alternativa para a noite, é o Cantinho do Rei, ex-Recanto do Rei, bar do fã clube do Roberto Carlos que fica no bairro do Castelo Branco, caminho da UFPB. Comidas típicas e baratas servidas com uma cervejinha gelada. Peça o arrumadinho, a tripa frita e o queijo coalho na chapa, o melhor da cidade. O desafio do dono do bar é você pedir uma música do Roberto Carlos que ele não tenha, já que a trilha sonora é só com músicas do Rei, o prêmio para quem conseguir ninguém ainda foi capaz de descobrir.
Vou só comentar o por do sol da praia do Jacaré, na beira do rio Sanhauá, em que você pode comer carangueijo, ou peixe, ou que você quiser, ao som do Bolero de Ravel. Essa é a dica mais manjada da cidade, só para não passar batido.
Bom apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas